Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page



Partilhe esta Página

BLOG DA RCC ANTIGO

COM TODO ACERVO

DE FOTOS E VIDEOS

PORTAL RCC  BRASIL

ACESSE NOSSO CANAL

Pagina download

 


RCC BRASIL
RCC BRASIL

Sejamos verdadeiros carismáticos

 

Leia abaixo a carta 01/2017 à Renovação Carismática Católica do Brasil, escrita pela presidente do Conselho Nacional da RCC, Katia Roldi Zavaris. As cartas bimestrais trazem partilhas e direcionamentos espirituais para o trabalho de evangelização desenvolvido pelo movimento em todo o Brasil. É muito importante que você compartilhe este documento com o seu Grupo de Oração.

CARTA À RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DO BRASIL

 

Doc. 01/2017

 

Vitória/ES, 31 de março de 2017.

 

Queridos irmãos e irmãs, amada família carismática, que a paz de Jesus esteja em plenitude com cada um de vocês!

Ao escrever esta carta, tenho um profundo sentimento de gratidão por tudo que vivemos em Duquesne/Pensilvânia, nos Estados Unidos, durante a conferência em comemoração ao Jubileu de Ouro da RCC no mundo, que aconteceu entre os dias 15 e 19 de fevereiro de 2017, data que marca os cinquenta anos do “Final de Semana de Duquesne”, quando teve início a Renovação Carismática Católica.

Gratidão que se redobrou também pelos muitos eventos e “grupos de oração de ouro”, que aconteceram em todo Brasil, como uma referência ao nosso sentimento brasileiro: “Duquesne é aqui!” – vivemos em nossa nação um verdeiro Pentecostes! Foram dias de muitas bênçãos e de muitas graças. Dias para louvar a Deus por estes cinquenta anos de caminhada, mas também dias para escutarmos de Deus o direcionamento para o caminho que temos à nossa frente. Um caminho ainda não percorrido no qual desejamos que cada passo que dermos seja conduzido pelo Espírito Santo.

Neste sentido, gostaria de partilhar com vocês algumas das coisas que o Senhor nos tem falado quando nos reunimos, seja através da voz de nossos pioneiros, seja através da voz da Igreja, nos pronunciamentos do Papa, dos bispos e dos padres, seja através de pregações ou até de profecias.

Em nosso Encontro Nacional de Formação (ENF) do ano Jubilar, o direcionamento foi claro: buscar com empenho o fortalecimento da nossa verdadeira identidade, o uso dos carismas e com toda a dedicação e determinação uma vida de santidade. Gostaria de lhes pedir que coloquem nisso todo empenho. E também que oremos pedindo a Deus que, por meio de Seu Espírito Santo, nos capacite a sermos verdadeiros carismáticos, segundo o Seu coração.

Importante aqui recordar o momento quando, durante a minha pregação, contemplamos a bandeira do Brasil, ao que os convidei a observar o lema “Ordem e Progresso”. Este lema remete à reflexão sobre o ordenamento divino, a harmonia do Pai, a ordem em Deus para o progresso espiritual de Seus filhos – uma nação carismática apaixonada pelo Senhor Jesus.

Desejo ainda partilhar com vocês aspectos importantes da primeira pregação da presidente do ICCRS, Michelle Moran, neste evento nos Estados Unidos que mencionei acima. O tema de sua pregação foi "Para onde o Senhor está nos levando?".

Michelle insistiu que precisamos "ver no Espírito e continuar caminhando nesta visão". Ela tocou a todos quando disse: “Eis a diferença: Ver no poder do Espírito! Avançar na visão que o Senhor está nos dando! E Não ficarmos na superfície”. Disse ainda que este é um "tempo de ouro" e que precisamos acreditar nas surpresas do Espírito Santo. Ela levou-nos a ver o jubileu além das celebrações em si e nos convocou a irmos além das coisas históricas e dos fatos, a abrir-nos a um Kairós, a um tempo de visitação, a um mover novo de Deus. A partir daí, Michelle falou sobre a necessidade de estarmos preparados para o que o Senhor fará, através do Seu Espírito, daqui para frente!

Usando o Salmo 23, 7 (“Levantai, ó portas os vossos dintéis! Levantai-vos, ó pórticos antigos, para que entre o rei da glória!”), ela falou sobre as portas que o Espírito Santo está abrindo neste tempo e pediu-nos que não as fechássemos.

Mostrou-nos também um lado diferente do Jubileu: o silêncio! Pediu que a liderança conduzisse o povo, através dos grupos e das comunidades, ao deserto, para que com a docilidade ao Espírito, ouvissem o que Deus está pedindo em cada realidade.

Portanto, amados irmãos e irmãs, sejamos aquilo que fomos chamados a ser dentro da Igreja: verdadeiros carismáticos, vivendo a nossa identidade plenamente, progredindo sempre e, como o Papa Francisco nos exorta, espalhando a graça de Pentecostes para o mundo todo.

Peçamos a intercessão de nossa amada Mãe, Nossa Senhora Aparecida, para que possamos dar um SIM generoso àquilo que Deus pede de nós e assim, como ela, possamos estar sempre abertos à graça do Espírito!

Vem, Espírito Santo! Veni Creator Spiritus!

 

 

“O Espírito Santo descerá sobre ti” é o tema da RCC para 2017

O Conselho Nacional da RCCBRASIL, que está reunido em Brasília desde a última quarta-feira, dia 21, discerniu a temática que deverá acompanhar as missões, encontros e ser trabalhada nas reuniões de oração dos Grupos de Oração. “O Espírito Santo descerá sobre ti”, de Lucas 1,35, foi a passagem que o Senhor inspirou.

Também foram apresentadas sugestões de temáticas para alguns encontros que já fazem parte da vida do movimento nos estados e dioceses:

- para os congressos estaduais: “O Espírito Santo descerá sobre ti” (Lc 1,35)

- para os encontros de carnaval: “Meu espírito exulta de alegria (Lc 1,47)”

- para os encontros de Pentecostes: “E com eles, estava Maria...” (cf. At 1,14)

- para o Cenáculo com Maria: “Com Maria, retornemos ao Cenáculo”

 

Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Belém e assessor eclesiástico da RCCBRASIL, que está acompanhando a reunião do conselho, escreveu uma carta reunindo toda a inspiração que o Senhor deu na oração de discernimento e apresentou ao conselho nacional. A inspiração para essas temáticas estão na carta de Dom Alberto.

Transcrevemos abaixo a carta e pedimos que seja repassada a todos os Grupos de Oração do Brasil.

 


 

TEMA DO ANO DE 2017

JUBILEU DE OURO DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

ANO MARIANO NACIONAL

 

      No dia 23 de setembro de 2016, sexta-feira, dia de São Padre Pio, o Espírito Santo conduziu o Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica a mais uma experiência de Cenáculo, quando foi realizada a eleição de Katia Roldi Zavaris como Presidente do mesmo Conselho para os próximos três anos. Procedemos com serenidade, sabendo que fomos acompanhados pela oração de tantos irmãos e de todas as partes do Brasil, para que o discernimento correspondesse à vontade de Deus, para irmos ao encontro da nova e exigente etapa a ser vivida pela RCC, com os passos a serem dados no ano do Jubileu de Ouro. Damos graças ao Senhor pela sua mão que, temos a certeza, conduziu os trabalhos realizados.

                De acordo com a prática consolidada da RCC no Brasil, coube-nos ainda, no mesmo clima de Cenáculo, a tarefa de discernir o tema do próximo ano, que orientará todas as atividades a serem realizadas, na busca da unidade, com a qual desejamos contribuir para a Evangelização (Cf. Jo 17, 21), a fim de que o mundo creia.

                Durante o dia, muitos irmãos e irmãs contribuíram com as propostas ligadas aos vários eventos eclesiais que se apresentam. No próximo dia 12 de outubro, começará o ANO MARIANO NACIONAL, para celebrar os trezentos anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida. O JUBILEU DE OURO da Renovação Carismática Católica, a ser celebrado em Roma, junto com o Papa Francisco, na Solenidade de Pentecostes de 2017, tem conduzido nossa reflexão e nossa oração na direção de “Um novo Pentecostes para uma nova Evangelização”. A Virgem Maria, com sua docilidade aos planos de Deus, acolheu o dom do Espírito Santo para a Encarnação do Verbo, esteve de pé aos pés da Cruz, acompanhou a primeira Comunidade Cristã no testemunho de Cristo Ressuscitado e esteve no Cenáculo, orando, preparando e acolhendo o dom do Espírito Santo no Pentecostes.

                Para preparar a desejada renovação da graça do Pentecostes, a Renovação Carismática Católica do Brasil terá como tema do ano de 2017 a palavra do Anjo Gabriel dirigida a Nossa Senhora:

“O ESPÍRITO SANTO DESCERÁ SOBRE TI” (Lc 1, 35)

                Desejamos olhar para a Virgem Maria e aprender dela a docilidade ao Espírito Santo. Sabemos que, na justa medida, nós também queremos fazer com que Jesus nasça no coração das pessoas, pela Evangelização. Para tanto, sabendo que a graça concedida à Renovação Carismática Católica é que sejamos “apóstolos do Batismo no Espírito Santo”, buscamos a fidelidade à recomendação do Papa Francisco, de que levemos adiante este apostolado, para o bem da Igreja.

                Diante da escolha feita, nossa oração nos conduziu a uma música muito conhecida e rica de conteúdo, com a qual queremos viver este ano de 2017 que se aproxima:

1-      Quando teu Pai revelou o segredo a Maria

Que, pela força do Espírito, conceberia

A ti, Jesus, Ela não hesitou logo em responder

Faça-se em mim, pobre serva o que a Deus aprouver!

Hoje imitando a Maria que é imagem da Igreja

Nossa família outra vez te recebe e deseja

Cheia de , de esperança e de amor, dizer sim a Deus

Eis aqui os teus servos, Senhor!

 

Refrão: Que a graça de Deus cresça em nós sem cessar

E de ti, nosso Pai, venha o Espírito Santo de amor

Pra gerar e formar Cristo em nós!

 

2 - Por um decreto do Pai ela foi escolhida

Para gerar-te, ó Senhor, que és origem da vida

Cheia do Espírito Santo no corpo e no coração

Foi quem melhor cooperou com a tua missão.

Na comunhão recebemos o Espírito Santo

E vem contigo Jesus, o teu Pai sacrossanto

Vamos agora ajudar-te no plano da salvação

Eis aqui os teus servos, Senhor!

 

3 - No coração de Maria, no olhar doce e terno

Sempre tiveste na vida um apoio materno

Desde Belém, Nazaré, só viveu para Te servir

Quando morrias na cruz, tua mãe estava ali.

Mãe amorosa da Igrejaquer ser nosso auxílio

Reproduzir nos cristãos as feições de teu Filho

Como Ela fez em Caná, nos convida a te obedecer

Eis aqui os teus servos, Senhor!

 

4 - De outra Mãe, a Igreja, um dia nascemos;

Pelo batismo, tua vida imortal recebemos.

Sendo fiel, conservou tuas palavras e transmitiu

A nós, seus filhos amados, e a ti conduziu.

Vendo que os homens têm fome de amor e verdade,

Tantos são pobres e fracos sem paz e amizade,

Deste à Igreja a missão de gerar-te nos corações:

Eis aqui os teus servos, Senhor!

 

(Canto de Comunhão da Missa “Maria, Mãe da Igreja - Letra: Dom Carlos Alberto Navarro; Música: Waldeci Farias).

 

“Nós vos pedimos, Senhor, que a vossa Igreja, pela materna intercessão da Virgem Maria, instrua todas as nações pelo anúncio do Evangelho, e encha a terra toda com a efusão do Espírito Santo”

(Cf. Oração depois da Comunhão, Missa votiva de Nossa Senhora, Mãe da Igreja)        

 

Dom Alberto Taveira Corrêa

Arcebispo de Belém/PA e Assessor Eclesiástico da RCCBRASIL

 

Katia Roldi Zavaris

Presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL

Ano do Jubileu de Ouro da Renovação Carismática Católica  

15 de fevereiro de 2017 (quarta-feira) - Encontro dos Grupos de Lideranças dos EUA com líderes internacionais.

Aproximadamente às 14h00 nos reunimos para dar início a este encontro histórico que marca os 50 anos do fim de semana de Duquesne.

Após os cantos e a oração inicial (também ajudada por Monsenhor Jonas Abib), houve a apresentação do Comitê Nacional e de todos os membros das delegações que se fizeram presentes. Além dos irmãos americanos que nos acolheram, estavam presentes carismáticos de língua hispânica, haitianos, filipinos, italianos, indianos e africanos. Irmãos de novas comunidades também viveram conosco este momento de graça.

A primeira formação foi de Walter Matheus (já presidente nacional) que abordou de modo consistente os frutos da RCC ao longo destes 50 anos. Walter utilizou-se da Palavra de Deus, fundamentando sua pregação no encontro com Deus, no poder do testemunho, no Senhorio de Cristo, na unidade do Corpo do Senhor, no poder do louvor e no ardor missionário.

Após o jantar, fomos divididos em grupos para responder a seguinte pergunta: qual o fruto da RCC em sua vida pessoal?

O dia terminou com a Santa Missa, presidida pelo Monsenhor Malagreca, responsável pelos hispanos carismáticos nos Estados Unidos. Providencialmente ele recordou a primeira leitura do dia (Gn 8, 6s) que falava da arca e a pomba, nome dado a casa de retiro onde aconteceu o fim de semana histórico que deu origem a RCC. Glória ao Espírito Santo!

________________________________________________________________________________________________________

16 de fevereiro (quinta – feira)

O Senhor nos surpreendeu e nos deu o melhor alimento no início do dia. Começamos a jornada com a Santa Missa presidida por Dom Sam Jacobs, um bispo emérito americano que acompanha a RCC aqui, nos Estados Unidos. Entre outras direções, em sua pregação tão entusiasmada, nos desafiou a responder à pergunta mais importante da vida cristã: "Quem Eu (Jesus) sou para você?" Essa é a pergunta que muda a nossa vida, disse o bispo.

Tivemos a graça de ouvir Michelle Moran (presidente do ICCRS- Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica) que pregou o tema: "Para onde o Senhor está nos levando?"

A pregação de Michelle foi uma exortação muito ousada e eficiente. Deus nos tocou. O Espírito Santo falou com todos nós através dela. Michelle insistiu que precisamos "ver no Espírito e continuar caminhando nesta visão." Eis a diferença: Ver no poder do Espírito! Avançar na visão que o Senhor está nos dando!

Exortou-nos a não ficar na superfície porque este é o momento, esta é a época. Temos que dizer "amém" para este "tempo de ouro", acreditar nas surpresas do Espírito Santo.

Com uma propriedade particular de quem possui a visão do todo, levou-nos a ver o jubileu além das celebrações em si. Ir além das coisas históricas e dos fatos. Abrir-nos à um Kairós, a um tempo de visitação, de um mover novo de Deus.

A partir desse ponto (visita de Deus), ela desenvolveu a necessidade de estarmos preparados para o que o Senhor fará, através do Seu Espírito, a partir destes 50 anos!

Cuidado para não fazermos as coisas que já sabemos (tentação do líder) e não as coisas que o Espírito nos pede. Falou-nos de uma "santa insegurança" no Espírito, diferente da insegurança humana.

Devemos nos preparar para um momento santo de insegurança diante de Deus!

Usando o Salmo 24, 7 , falou sobre as portas que o Espírito Santo está abrindo. Pediu-nos que não nos fechássemos. Citou o ecumenismo espiritual, como um pedido do Papa Francisco.

Mostrou-nos um lado diferente de Jubileu: o silêncio!

Pediu que a liderança levasse o povo, os grupos, as comunidades ao deserto, para que com a docilidade ao Espírito, ouvisse o que Deus está pedindo a cada realidade carismática.

Exortou-nos ainda a retomar a maneira simples com a qual viveram os pioneiros e também a abandonar o que chamou de "mala carismática", o peso de coisas do passado que hoje são desnecessárias.

Terminou pedindo que deixemos esta corrente de graça ser diluída. Que Deus nos dê a visão deste novo tempo!

A tarde vivemos um dos momentos mais esperados: a visita na Casa "A Arca e a Pomba". Foi um momento que não encontramos palavras.... Espontaneamente, fomos levados à sala superior, ao andar de cima onde oramos na Capela em que os estudantes oraram há 50 anos e, após o jantar, o dia terminou com adoração ao Santíssimo Sacramento.

 

Katia Roldi Zavaris

Presidente do Conselho Nacional da RCC do Brasil